segunda-feira, 1 de março de 2010

CONTINUAÇÃO DAS ALTERAÇÕES DA REGRA 2010

REGRA 16 – ARREMESSO DE META




- O GOLEIRO ao executar o Arremesso de Meta e sua(s) MÃO(S), ainda de posse da bola ultrapassa a Linha de sua Área de Meta, o árbitro determina que seja executado novamente o Arremesso de Meta e adverti verbalmente o goleiro, na reincidência (no mesmo) aplica-lhe o cartão amarelo. Na autorização do arremesso de meta onde se abre a contagem dos 04 segundos e ocorre esta irregularidade, sem que tenha chegado ao limite do tempo, o árbitro ao determinar um novo arremesso deve continuar a contagem de onde ele parou.

- Se algum jogador vier a tocar na bola antes que ela saia da Área de Meta, o Árbitro determina novo ARREMESSO DE META e adverti verbalmente o jogador, na reincidência aplica-lhe o cartão amarelo.



Obs.: Ficando no Arremesso de Meta os 04 (quatro segundos), como a única infração, esta para tiro livre indireto.

REGRA 17 – TIRO DE CANTO



- No momento da execução do Tiro de Canto, o jogador executor poderá apoiar um de seus pés DENTRO DA QUADRA DE JOGO. (IGUAL AO FUTEBOL)

- Se o executor movimentar a bola fora do quadrante, ou seja, fora da demarcação do tiro de canto, deve o árbitro determinar um novo tiro de canto e advertir verbalmente o executor, na reincidência aplica-lhe o cartão amarelo (no mesmo TC) e a contagem dos 04 segundos continua de onde parou para repetir o tiro de canto.

(os 04 segundos continuam valendo para inversão, caso este seja ultrapassado, onde continua sendo tiro livre indireto a favor do adversário.)

- O executor do tiro de canto se movimentar a bola para fora no lado da Linha Lateral será TIRO LATERAL a favor da equipe adversária e se for movimentada para fora no lado da Linha de Meta será ARREMESSO DE META a favor do goleiro da equipe adversária.

(retorna ao que era antes)

CONTINUAÇÃO DAS ALTERAÇÕES DA REGRA 2010

REGRA 04 – EQUIPAMENTOS DOS JOGADORES




- OBRIGATÓRIO a numeração nos CALÇÕES, semelhantes a da camisa, podendo ser em qualquer das pernas.

- Quando os Atletas entrarem em quadra deve estar com as CAMISAS por dentro dos calções, porém durante o jogo NÃO DEVERÁ SER EXIGIDO.

- NÃO será permitido o uso de ATADURA por fora dos meiões e NEM o uso de ESPARADRAPO sobre o mesmo para segurar a CANELEIRA, este só se for da mesma cor dos meiões.

- NÃO será retardado o reinicio do jogo para que o atleta ARRUME O CADARÇO DE TÊNIS.

(há de diferenciar com relação às categorias de base)



REGRA 05 – ÁRBITRO PRINCIPAL E AUXILIAR



- O ÁRBITRO PRINCIPAL deverá, nos períodos primeiro, segundo e prorrogações, dar inicio a partida no LADO DA MESA de anotação e cronometragem, onde o ÁRBITRO AUXILIAR deve estar no lado oposto e na linha de meta – sempre observando à diagonal. Sempre que possível, nas infrações, trocar de lado, se preocupando em agilizar o jogo.

- Após os gols, os reinícios (bola de saída) quem deve autorizar é o árbitro que se encontra no lado da mesa, onde o oposto procura sempre a linha de meta.



REGRA 09 – BOLA DE SAÍDA



- Na bola de saída o executor tem 4 segundos para fazê-lo, caso contrário advertir verbalmente o executor e na reincidência (na mesma) aplica-lhe o CARTÃO AMARELO. A BOLA DE SAÍDA CONTINUA SENDO DA MESMA EQUIPE.

REGRA 10 – CONTAGENS DE TENTOS



- Um jogador tentar evitar o gol com a(s) mão(s) tocando na bola e mesmo assim não conseguiu, sendo confirmado o gol, deve o árbitro aplicar-lhe o cartão amarelo e determina a anotação de uma Falta Acumulativa para a equipe deste jogador, em virtude da VANTAGEM APLICADA.

ALTERAÇÕES DAS REGRAS DE FUTSAL PARA 2010

REGRA 01 – QUADRA DE JOGO




- Para os Certames Nacionais nas Categorias Adultos masculino/feminino e Sub 20 masculinos, a quadra de jogo terá medidas de no mínimo 38 metros de comprimento por 18 metros de largura. Para as Ligas Futsal masculina e feminina, as medidas da quadra de jogo, excepcionalmente, serão definidas em reunião entre os clubes participantes das mesmas, constando, obrigatoriamente, nos regulamentos das competições.

- Para os Certames Nacionais nas Categorias Sub 20 feminino, Sub-17 e Sub-15 masculinos e femininos, a quadra de jogo terá medidas de no mínimo 36 metros de comprimento por 18 metros de largura;



REGRA 02 – A BOLA



- Para os sexos Masculinos e Femininos, nas categorias Adultas, Sub 20, Sub 17 e Sub 15 a bola em sua circunferência terá no mínimo 62 (sessenta e dois) centímetros e no máximo 64 (sessenta e quatro) centímetros. Seu peso terá no mínimo 400 (quatrocentos) gramas e no máximo 440 (quatrocentos e quarenta) gramas.

- Para os sexos Masculinos e Femininos categoria Sub 13 a bola em sua circunferência terá no mínimo 55 (cinqüenta e cinco) centímetros e no máximo 59 (cinqüenta e nove) centímetros. Seu peso terá no mínimo 350 (trezentos e cinqüenta) gramas e no máximo 380 (trezentos e oitenta) gramas.



REGRA 03 – NÚMERO DE JOGADORES



- Quando o GOLEIRO se contundir e for atendido dentro da quadra de jogo NÃO NECESSITA SER SUBSTITUÍDO.

CONFIRMADAS EQUIPES DA SÉRIE PRATA DO PARANAENSE

A Federação Paranaense de Futebol de Salão confirmou oficialmente nesta segunda-feira (01/03) as equipes que disputarão a Série Prata do Campeonato Paranaense de futsal. A competição este ano deverá ter a participação de 15 equipes, já que o time de Ivaiporã abriu mão da vaga na última sexta-feira, alegando dificuldades para a montagem do elenco. De acordo com o calendário da FPFS, o início da disputa está previsto para o final do mês.


Estão confirmados para a disputa da Série Prata de 2010 as equipes de Cianorte, Araucária, Associação Cascavelense de Futsal, Quedas do Iguaçu, Mandaguaçu, Pitanga, Associação Metais Pevilon (Santa Isabel do Ivaí), Laboratório Santa Maria (São João do Ivaí), Teixeira Soares, Dom Bosco/Círculo Militar (Curitiba), Pontasul Futsal (Ponta Grossa), Cambé, São José dos Pinhais, Foz Futsal e Fundesportes (Paranaguá).

A grande novidade desta lista é a equipe de Paranaguá, que abriu mão da vaga a que tinha direito na Série Ouro e, posteriormente, confirmou presença na Série Prata. A explicação dada pelos dirigentes parnanguaras é de que a ajuda financeira de que necessitavam acabou vindo tardiamente para que a equipe participasse da divisão de elite. Porém, a confirmação na Prata só aconteceu devido à desistência de várias equipes que tinham direito adquirido dentro de quadra, pelo critério técnico. De acordo com o regulamento, a equipe de Paranaguá teria que retornar na Série Bronze, segundo o presidente da FPFS, Dias Lopes. “Sempre levamos em consideração os resultados obtidos em quadra. Porém, os times que estava à frente da Fundesportes declinaram o convite, alegando impossibilidade financeira, já que é preciso uma boa estrutura para a disputa da competição”, comentou o dirigente.

Outra equipe de destaque a participar da Série Prata nesta temporada será o Foz Futsal. Tricampeão estadual da Série Ouro, a equipe da Fronteira volta a disputar o Campeonato Paranaense de olho em uma vaga na principal divisão. Embora o clube tenha feito um acordo com o Francisco Beltrão para disputarem em conjunto a elite, oficialmente, para a Federação, a vaga é da equipe beltronense, que apenas indicou Foz do Iguaçu como local para mandar seus jogos.



FONTE : FUTSALPARANA.COM.BR

UMA VITORIA E UM EMPATE SABADO

SABADO A EQUIPE CRAQUE DO FUTURO (1996/1997) FOI ATÉ MARAVA ENFRENTOUA FRT EQUIPE DO CLUBE DOS TRINTA NA CASA DO DVERSARIO E CONSEGUIU UMA VITORIA DE 5 X 1, COM UMA BELISSIMA APRESENTAÇÃO DOS NOSSOS ATLETAS.
A EQUIPE FOI COMPOSTA POR:
VITOR; ALISSON; LUKINHA; LUCAS BENTO; DANIEL;
LEONARDO QUEIROZ; LEONARDO (TCHU); SIDNEY; JHONATAN (CHEPA) FELIPE; LUIS CLAUDIO; JACSON.


JÁ NA SEGUNDA PARTIDA A EQUIPE DA ESCOLINHA CRAQUE DO FUTURO (2000/2001), EMPATOU COM  FORTE EQUIPE DO CLUBE DOS TRINTA  EM 4 X 4 COM OS SEGUINTE ATLETAS:
GUSTAVO; IAGO; LUKINHA; MATEUS BELIZARIO; MATEUS MIANCHI; LUCAS ZANIN; JUNINHO; FELIPE; HILTON; MATEUSZINHO; E TIAGO

PARA O PROFESSOR MAGNO FOI DOIS BONS JOGOS, POIS AS EQUIPES AS QUAIS ELES ENFRENTARAM ESTÃO SE PREPARANDO PARA DISPUTA DA TAÇA PARANA E SÃO EQUIPES FORTES CANDIDATAS AO TITULO ESTE ANO.

ESTAMOS NOS PREPARANDO TAMBEM PARA A COPA PARANAENSE E ESTE ANO PRETENDEMOS CHEGAR ENTRE OS QUATRO NOVAMENTE E IREMOS PARA A DISPUTA DO SULBRASILEIRO QUE ANO PASSADO NÃO FOI POSSIVEL DE PARTICIAR.